Na CES 2012, a Belkin mostrou sua nova linha WeMo para automação residencial. O mais legal aqui é que não será preciso investir um caminhão de dinheiro para tornar a casa automatizada com um fornecedor único: basta ter um adaptador de tomada e um sensor de movimentos e uma rede sem fios funcionando no local. Tudo será comandado por um aplicativo no smartphone (inicialmente, só para iOS).

Os dois primeiros aparelhos da linha WeMo são o Home Control Switch (na imagem que abre este post) e o Motion Sensor (abaixo).

Para funcionar, o WeMo Home Control Switch (preço sugerido nos EUA: US$ 49,99) é conectado a qualquer tomada e qualquer aparelho eletrônico – de lâmpadas a cafeteiras – podem ser plugados a ele. Pelo aplicativo no smartphone, dá para ligar e desligar o dispositivo conectado, ou até mesmo agendar o tempo de funcionamento de um deles – como uma cafeteira que, deixada pronta à noite com água e pó de café, prepara automaticamente seu café fresco de manhã, por exemplo.

Já o WeMo Motion Sensor (preço sugerido nos EUA em um kit com o Home Control Switch:US$ 99,99)  permite que aparelhos reajam ao movimento no ambiente – pense em uma lâmpada que se acende quando você entra no quarto e se apaga sozinha quando não tem ninguém. Os dois produtos chegam às lojas até a metade do ano.

A Belkin diz ainda que a linha WeMo terá ainda controle remoto para garagem, fechaduras para portas, controles de iluminação e babá eletrônica.

Ainda na linha de coisas para casa, a Belkin mostrou seus apoios de iPad para uso na cozinha (já falamos deles aqui)