CES 2012: aspirador-espião, máquinas de lavar gigantes, tablets em tudo

Post image for CES 2012: aspirador-espião, máquinas de lavar gigantes, tablets em tudo

by Henrique Martin on 13/01/2012

Nem só de TVs ultrafinas, tablets e Ultrabooks vive a CES: expositores como LG e Samsung foram os principais a mostrar também suas soluções tecnológicas para casa, com refrigeradores, máquinas de lavar, aspiradores-robô e diversos outros produtos.

Antes disso, uma constatação: todos os principais fabricantes de eletrônicos de consumo – como Sony, LG, Samsung, Panasonic – ressaltaram todo o tempo a questão de que o futuro dos eletrônicos é conectado. A TV acessa serviços online, compartilha fotos com o notebook e o smartphone e manda dados para o resto da casa, nos aparelhos da mesma marca, claro.

Um exemplo claro disso são as novas gerações do Novibot, da Samsung, e do Hom-Bot, da LG (já fizemos um teste da versão anterior do Hom-Bot, por sinal). Ambos têm maior poder de limpeza, mais sensores para determinar terreno e ambiente e dois itens que podem ser essenciais para ajudar no monitoramento doméstico: eles têm câmeras integradas, e você pode ver o que está acontecendo no ambiente de qualquer lugar pelo smartphone, e alto-falantes. Sim, dá para falar de qualquer lugar e o robô, sempre online, vai transmitir sua voz (dizem os fabricantes que funciona com iOS e Android por enquanto). Ótimo para aterrorizar cães, gatos, crianças e pregar peças em velhinhos.

Esse é o Novibot:

Aqui, o smartphone do demonstrador com a tela da câmera do robô, em tempo real:

E o modelo da LG, o Hom-Bot.

 

O demonstrador disse que, com novos pneus, o Hom-Bot consegue também limpar carpetes e tapetes – algo que o modelo anterior não conseguia. E se fizer muito esforço em um carpete e começar a esquentar, um sensor deixa o robô em stand-by por um tempo para resfriar o aparelho.

Já na cozinha e na área de serviço, aparelhos com tablets integrados da Samsung foram o destaque. O refrigerador (RSG309) abaixo é um dos novos modelos com tela LCD de 8″e conexão Wi-Fi à internet. O que fazer com isso? Gerenciar listas de compras e acessar o Facebook, entre outros. Afinal, quem não precisar dar “like” na porta da geladeira?

 

A Samsung também colocou tablets em lavadoras de roupas. Mas foi a LG que chutou o balde no tamanho das novas máquinas de lavar e secar roupas: diz ela que é o equipamento com maior capacidade de lavagem – perguntei se dava para lavar as crianças, o demonstrador disse que “não é aconselhável”.

 

  • Pingback: [CASA ZTOP] CES 2012: os principais home appliances

  • dflopes

    que legal, mas os preços são bem indecentes no brasil…

    pena que não acho mais o hom-bot da lg pra vender.

  • Oswaldo

    A LG e a Samsung possui alguma aliança ou algo do tipo entre elas ?? Pois os produtos de uma empresa são muitos parecidos com a da outra… Exemplo o Hom-Bot e o Novibot, alguns notebooks…  e a alguns anos atrás, qdo existia ainda celulares CDMA aqui, os aparelhos CDMA de uma era identico ao GSM da outra… e vice versa…

    • Anonymous

      pura concorrência. mas, na Coreia, Samsung é maior que LG…

Post anterior:

Próximo post: