Quem diria que uma TV de tubo, ops, CRT, daria as caras aqui no Zumo? O povo da LG lançou um modelo megabásico de 14″, o Série 1 (14SR1AB) com um design retrô incrível – com suportes de metal removíveis, botões para aumentar o volume/trocar de canal e uma velha e boa antena.

Do ponto de vista high tech, a TV não tem nada: só sintoniza canais analógicos e tem uma entrada A/V padrão. A tela é colorida, mas como dá pra notar na foto acima, existe um modo PB e outro sépia para deixar a experiência ainda mais com cara de… antiga. Tem um controle remoto, e os botões de controle também permitem ajustar as configurações da imagem. Começa a ser vendida hoje pelo preço sugerido de R$ 449 – e é uma edição limitada.

Curiosamente, a LG afirma que, apesar das telas finas de LCD e Plasma estarem cada vez mais populares, ainda existe demanda no Brasil por TVs CRT – e eles continuam a apostar em telas de 14″ e 21″, que continuam sendo vendidos em “volumes cada vez menores”, de acordo com Fernanda Summa, gerente de produto da fabricante.

Nagano comenta: É realmente uma pena esse aparelho não venha com sintonizador digital integrado apesar de achar que isso seria até mais motivo de discódia do que de prazer, já que além de elevar o custo do aparelho ele não seria muito bom para assistir conteúdo no formato 16:9. Acho que uma TV de 14″ ainda faz sentido na cozinha para ver noticiário ou o programa da Ana Maria, mas a de 20″ só como alternativa de valor para quem não pode/não quer ter um LCD na sala.

Acredito que quem vai adorar esse produto serão os fãs de computadores velhos (como o TK-82-c, TK-90X ou MSX)  e/ou consoles antigos (como o Atari, Mega Drive, Intellivision, etc.)  que poderão ligar seus equipamentos no line-in ou mesmo no Canal 3 e curtir as imagens no seu original.

Um monte de fotos da TV retrô na sequência: