Com a proposta de criar um ferro de passar roupa melhor e mais eficiente, a Panasonic mostrou aqui no Japão o 360 Quick Iron NI-W550, um modelo que permite andar com o ferro tanto para frente quanto para trás.

Esse produto foi o resultado do esforço de 15 profissionais da Panasonic: um ferro mais fácil de usar, com um novo desenho de formato simétrico em vez da tradicional cunha.

A grande sacada nesse caso é que com esse novo formato é possivel fazer com que o ferro se movimente tanto para frente quanto para trás, numa espécie de marcha a ré.

Fora isso, eles se preocuparam em mover o centro de gravidade do ferro para o centro (!), melhorando assim o seu balanço e equilíbrio na mão do usuário. Para permitir um movimento de ré mais preciso, sua traseira foi redesenhada, proporcionando assim uma visão mais clara da outra extremidade:

Outro modelo apresentado é a versão sem fio voltado para o mercado japonês: menor, mais leve e com base em aço em vez da cerâmica usada no 360.

E para mostrar o potencial desse produto a empresa mostrou números de desempenho comparando do NI-W550 com os modelos convencionais:

E para não ficar só na conversa, a Panasonic realizou até uma demonstração em cores e ao vivo com direito a tradução simultânea em espanhol (sorry people, no tecla SAP para português):

Para mim esse produto é um exemplo interessante da milenar tradição japonesa de assimilar uma idéia e melhorá-la. De um certo modo foi esse espírito de inovação sempre foi uma das molas propulsoras da economia deste País e que, de um certo modo, poderá garantir o seu futuro num mundo pós-industrial onde as idéias podem valer mais do que a sua simples fabricação.

O pessoal do Vale do Silício que o diga.