Com o recente anúncio das suas novas TVs 3D que usam óculos passivos, a LG afirma que agora é possível assistir conteúdo tridimensional deitado no sofá. Já a Samsung diz que a história não é bem assim…

Desde a chegada das primeiras TVs 3D por aqui eu já questionava se seria possível assistir TV 3D com esses óculos deitado no sofá. E pelo visto esse assunto virou motivo de bate boca entre as maiores empresas de eletrônicos lá na Coréia.

Segundo noticia publicada no Wall Street Journal, a Samsung está injuriada com uma publicidade divulgada pela LG na Coréia (imagem acima) que diz que “Finalmente, você terá uma maneira mais confortável de assistir 3D” o que sugere — ou pelo menos insinua — que com a nova tecnologia da LG de TVs 3D é possível perceber o efeito de profundidade de imagem mesmo deitado no sofá.

Kim Hyun-suk, VP sênior da divisão de displays da Samsung Electronics declarou que 3D não funciona quando você está deitado de lado e até mesmo renomadas organizações internacionais recomendam que os telespectadores assistam conteúdo 3D (com os olhos alinhados) na horizontal. Isso por que como as imagens são capturadas por meio de duas câmeras alinhadas horizontalmente, o cérebro humano não consegue perceber a imagem correta ao ver a tela na vertical, o que pode levar a náuseas ou tonturas explica o executivo.

A LG por sua vez rebateu por meio de uma declaração que diz que, ao contrário do sistema de óculos ativos onde as pessoas não conseguem ver imagens em 3D quando viram suas cabeças para qualquer lado, com sua tecnologia FDR (Film Patterned Retarder) é possivel ver imagens de qualquer ângulo apesar de que o efeito de profundidade será significativamente enfraquecido.

Ahã…

A não ser que perdi alguma coisa na tradução do coreano para o inglês e do inglês para o português, para mim o que dá pra entender desse quiprocó coreano é que a Samsung diz que a LG está enrolando o consumidor afirmando que é possivel ver 3D deitado. Já a LG para se defender, afirma que apesar do efeito 3D ser bastante reduzido (= anulado?), pelo menos dá pra assistir alguma coisa na sua TV ao contrário da sua arqui-rival onde não dá pra ver nada.

E eu que achava que estava ficando doido quando escrevi sobre isso no ano passado.